Olá! Falhamos pela demora em atualizar o site, mas até colocarmos tudo em dia conto com a compreensão de quem curte este projeto. Os dias não tem sido fáceis para nós, estudantes, pois, como muitos de vocês, à noite somos acadêmicos de Psicologia e durante o dia todo trabalhamos pesado para nos manter financeiramente.

Antes de continuar, permita-me reafirmar o propósito deste site: compartilharmos nossas percepções em relação ao Curso de Psicologia e tentamos contribuir com a comunidade de estudantes, professores e apreciadores da Psicologia pelo mundo afora com conteúdos que julgamos serem relevantes para o debate social.

Estamos cursando atualmente o terceiro período e posso dizer que o ritmo da turma não parece ser o mesmo do início. Talvez tenhamos diminuído a cadência devido à empolgação natural de calouro, que se motiva sozinho e passa pelos corredores da universidade sorrindo à toa no primeiro semestre. Ou tem algo errado que não percebemos?

Fato é que algumas atividades nos inspiraram mais nos últimos meses. Uma delas, particularmente, foi o “Psicocine“, promovido por professores da turma. Assistimos ao filme “Bicho de Sete Cabeças”, estrelado por Rodrigo Santoro. Lançado em 2001, “o filme abriu portas para uma nova maneira de pensar sobre as instituições psiquiátricas no Brasil, e em torno disso, foi aprovada pelo Congresso Nacional uma lei que proíbe a construção de instituições com características asilares, ou seja, as que não garantem os direitos fundamentais dos doentes mentais.” (Wikipédia).

Eu (Arildo) e Agda participando do evento

Em outro encontro, os professores reuniram todas as turmas de Psicologia do período noturno para assistirmos a uma mesa redonda com profissionais de saúde mental atuantes no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Primavera do Leste (MT), o psicólogo Maycom e a enfermeira Araceli. O diálogo foi bastante enriquecedor, especialmente por trazer relatos empíricos da atividade profissional na área de saúde mental.

Enfermeira Araceli e Psicólogo Maycom (CAPS) e os professores Alessandra e Rodrigo.

Por hoje é só! Deixe seu comentário, seu apoio, sua crítica. Até breve, com novas publicações!