Conforme divulgamos em nossa página no Facebook, estamos na 1ª Semana Acadêmica de Psicologia da Unic Primavera do Leste! Na noite de 15 de maio, tivemos a abertura feita pela aluna e colunista social Micheli Michelon e a palavra da coordenadora do Curso de Psicologia, professora Vanessa Pereira. Depois, recebemos um conteúdo riquíssimo pela psicanalista e professora Milene Teixeira sob o tema: “Ressignificando as perdas através do desenvolvimento humano”.

Psicanalista Milene Teixeira falando sob o tema: “Ressignificando as perdas através do desenvolvimento humano”.

Milene abordou sobre como as angústias são resultado de perdas sofridas ao longo da vida. Explicou que durante o crescimento, vários tipos de perdas, desde as aparentemente banais até as mais severas, permanecem armazenadas em nossa memória, especialmente na parte do aparelho psíquico denominado pela Psicanálise como ‘inconsciente’.

A especialista afirmou que a principal angústia do ser humano é a da separação.

Quando nascemos somos completamente dependentes. Se não houver um cuidador, o indivíduo não sobrevive. Essa dependência primária, a ligação entre provedor e dependente, é fundamental para a formação do psiquismo. Porém, no decorrer do desenvolvimento, há vínculos que precisam ser rompidos. Segundo a professora Milene, neste contexto as perdas se estabelecem. Pense, por exemplo, no desmame de um bebê do leite materno, no abandono das fraldas para o penico, da mamadeira para o copo plástico, e assim por diante.

“Crescer significa, basicamente, perder.”, assegurou.

Tendo em vista o equilíbrio psíquico do sujeito, é necessário, portanto, ressignificar essas perdas. À medida que o filho cresce, por exemplo, os pais devem reconhecer a necessidade de autonomia deste indivíduo para a realização e desenvolvimento de novas habilidades. Apesar da angústia, natural ao processo, novos caminhos são trilhados e novas experiências concebidas, esclareceu a psicanalista.

Ao término da palestra, houve espaço para perguntas e respostas, e os alunos puderam tirar suas dúvidas. Foi um momento muito agradável. Queremos repetir assim que possível! 😀

Veja fotos deste 1º Dia:

Assista a um trecho da palestra gravado em transmissão ao vivo em nossa página no Facebook:


Você participou do evento? Se interessa por Psicologia ou Psicanálise? Queremos saber a sua opinião! Deixe um comentário abaixo e nos ajude compartilhando este artigo.